Resumo do livro “O poder da Ação”: Aprenda comoTransformar a sua vida com ações práticas

E aí tá vivo? Você já sentiu vontade de mudar, realizar uma verdadeira transformação em sua vida, porém, algo te impediu de executar suas tarefas?  

É hora de transformar a sua vida através do poder da ação, tornando-a superior, independentemente de como ela esteja hoje. Vem comigo! 

O Poder da Ação – Paulo Vieira 

Você já realizou algum planejamento e não conseguiu colocar nada em prática? Aprenda a estimular as suas ações e realizar aquilo que te move em direção aos seus maiores desejos pessoais e profissionais. 

Acorde 

“O que precisa acontecer para você acordar? Perder o emprego? Sua esposa ou marido lhe deixar? Você ficar doente? Seu filho entrar nas drogas? Acorde antes mesmo que algo aconteça!” – Paulo Vieira. 

Primeiramente, você deve acordar para quais objetivos quer conquistar em sua vida, você precisa ter propósito. O livro nos leva a reflexão do que é necessário para acordarmos para encarar a vida, como se deve realmente.  

Normalmente as pessoas “acordam” quando coisas ruins acontecem, principalmente por ter as negligenciado. Então, é necessário que você “acorde”, para evitar que não tenha prejuízos em sua vida, pessoal ou profissional. 

Aja 

“Tem poder quem age, tem mais poder quem age certo, e tem super poderes quem age certo na hora certa!” Paulo Vieira. 

O principal motivo que lhe impede de agir, é a zona de conforto que você se encontra nesse exato momento. Ela é o lugar onde encontramos desculpas para não fazer o que sabemos que devemos fazer. 

Neste capítulo somos convidados a agir, normalmente para sabermos o primeiro passo que temos que dar para sair da zona de conforto começar a caminhar em direção ao sucesso, porém sempre criamos em nossas cabeças justificativas e impedimentos que nos impedem de agir. 

Sabemos que para fazermos algo diferente do que estamos acostumados requer muito esforço, falar que vai a partir de agora começar a estudar uma nova língua sendo que nunca fez isso, falar que irá começar a fazer exercícios, ou que vai acordar mais cedo para ler aquele livro ou estudar aquele assunto que você sabe que precisa estudar para começar a mudança na sua vida, isso requer esforço. 

Um avião precisa fazer muito mais esforço para decolar do que para permanecer planando. “Portanto, identifique quais áreas da vida está obtendo resultados ruins, identifique quais os seus resultados indesejados, quais as suas historinhas paralisantes e para cada historinha, elabore NOVAS Histórias. Uma nova história! Esta é uma etapa fundamental do processo de mudança.” O Poder da Ação – Paulo Vieira. 

Auto responsabilize-se 

“Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se colocou! A vida que você tem levado é absolutamente mérito seu, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, de seus comportamentos e de suas palavras. Por mais doloroso que seja, foi você que levou a sua vida ao ponto em que está hoje. Sendo assim, só você poderá mudar essa circunstância.” – Paulo Vieira. 

Essa expressão citada acima é muito dura, e muitas pessoas podem não concordar 100% com ela, e de fato vemos muitas pessoas em algumas situações geralmente bem precárias não por causa delas, principalmente crianças que acabaram de nascer. 

Porém, eu acredito que desde que uma pessoa começa a conseguir tomar suas próprias decisões de forma consciente, ela realmente se torna responsável pela vida que tem levado. E aqui quero dizer que obviamente a vida pode oferecer diferentes desafios para cada um, pode ser mais ‘fácil’ para algumas pessoas, e com certeza mais difícil para outras, porém entendo que a provocação do autor aqui é “o que você está fazendo com os limões que a vida está te dando”? 

O conceito de autorresponsabilidade passa principalmente pelo parar de terceirizar a culpa das coisas que estão acontecendo e começar a fazer algo a respeito. O meu convite aqui é, faça algo a respeito, não se vitimize diante das dificuldades e se hoje você está como está, você é o responsável para mudar a situação, não espere cair do céu a solução para os seus problemas, ou que as oportunidades surjam do nada. Nós somos os principais responsáveis por nosso próprio Sucesso ou fracasso. 

Se você já tentou uma vez e não deu certo, tente novamente, tente de outras formas, busque outros meios, mas não desista de continuar buscando o sucesso na sua vida, assuma o controle de sua vida. 

Seis leis da autorresponsabilidade  

  1. Se é para criticar (os outros), cale-se.  
  1. Se é para reclamar dê sugestão.  
  1. Se é para buscar culpados, busque solução.  
  1. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.  
  1. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.  
  1. Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes. 

Foque 

“Nos dias de hoje, vivemos no mundo das distrações. Por mais que você se esforce para concentrar e ter foco no que precisa ser realizado, aparece uma distração e tira você do que realmente é importante.” – Paulo Vieira 

Quando falamos de foco, é importante dizer que o foco é saber dizer NÃO às excelentes oportunidades que surgirão. E, além disso, é saber selecionar atenciosamente o que fazer e realizar durante o dia a dia. 

Essa velocidade de informações e acontecimentos faz com que pessoas fiquem boa parte da vida com a mente no passado ou no futuro. Isso afeta diretamente o seu presente, ou seja, o momento em que você pode agir e construir a sua história. Precisamos começar a entender que é no presente que construímos nossas vidas, e não apenas olhando para o passado para o passado apenas relembrando bons momentos que tivemos, ou ficando apenas com as expectativas no futuro que é muito incerto e depende do que estamos construindo no agora. 

Vivemos uma epidemia do tik tok, do reels do Instagram, dos feed da rede social que nunca acaba, estamos sempre rodeados de vários distratores, não apenas o nosso passado e futuro, mas tudo aquilo que nos cerca. Não é fácil ter foco hoje, porém é necessário se queremos sair da zona de conforto. 

Duas perguntas então se fazem importantes para nós, a primeira é “Onde depositar meu foco?” e a segunda é “O que distrai você do seu foco?”. Pare um pouco e responda essas perguntas aí então você saberá o que fazer. 

Comunique-se  

“Podemos reprogramar nossa mente e mudar de forma rápida e drástica nossa vida através da nossa linguagem.” – Paulo Vieira. 

Já ouviu aquela expressão popular, “aquilo que falamos atraímos para nós”? Então, este capítulo aborda aquilo que estamos falando constantemente e que no nosso subconsciente são verdades, por exemplo, se eu a todo momento falo que não sou um bom vendedor, ou não sou bom em lidar com pessoas, isso vai se tornando uma verdade cada vez mais enraizada e difícil de mudar. 

Aqui aprendemos que precisamos adotar um novo padrão linguístico, deixando para trás essas falas que nada mais é do que a expressão de crenças limitadoras que temos. E ao deixar essas falas para trás, precisamos adquirir novas falas que ao ficar repetindo consistentemente vão se tornando uma verdade profunda em nós. 

  • Em vez de dizer: Nada dá certo para mim Diga :Dessa vez não deu, mas não irei desistir; 
  • Em vez de dizer: Tudo para mim, é difícil Diga: Eu vou encarar qualquer desafio; 
  • Em vez de dizer: Não sou bom o suficiente Diga: Eu sou bom, eu consigo; 

Questione 

“Boas perguntas invariavelmente nos mostrarão caminhos, porém apenas as melhores perguntas vão nos mostrar os propósitos e os valores por trás do que queremos e de como pensamos em realizar.” Paulo Vieira. 

Muitas pessoas andam pedindo muitas coisas, elas ainda não entenderam que mais importante do que pedir, é saber perguntar. Pratique o hábito de se questionar, crie um caderno de perguntas poderosas e comece o quanto antes os seus questionamentos.  

Pessoas de sucesso fazem excelentes perguntas, com isso conseguem excelentes respostas. Elas se perguntam qual é o próximo passo? Como atingiremos nossas metas? De que recursos precisamos para chegar lá? Qual caminho seguir? Que preço estou disposto a pagar pelo meu sucesso financeiro? 

Você já sabe por onde começar, agora é a sua vez de fazer acontecer. Bora vivos! 

Creia 

“Se você aprendeu a ser pobre, você pode aprender a ser rico, pensar como rico, sentir como o rico se sente e fazer dinheiro como as pessoas ricas fazem.” – Paulo Vieira. 

O que determinou os seus resultados até esse momento da sua vida foram as suas crenças, ou melhor, a sua programação mental, os seus circuitos neurais, a sua rede de neurônios. Toda essa programação determinar nossos comportamentos e atitudes para cada estímulo que temos no nosso dia a dia. Para cada situação, uma resposta programada será executada. 

Isso quer dizer que não precisamos ficar reféns de nossas crenças, ou programações neurais antigas, já é comprovado cientificamente que o cérebro pode se reinventar, adaptar devido a neuroplasticidade, por isso é possível aprendermos coisas novas, reprogramarmos nossas mentes para o sucesso, com essas técnicas citadas aqui, é possível instalar um novo sistema operacional no seu cérebro que te diz que você consegue fazer grandes coisas, e grandes conquistas. 

Tudo começa pelo primeiro passo, e só depende de você dar esse passo, ou melhor, agora o segundo, porque o primeiro passo você já deu lendo esse resumo. Se quer saber mais sobre o livro O poder da ação, entre no meu canal do Youtube @Andersonxpot e confira um resumo completo em vídeo. 

Receber novidades!

Fique por dentro das novidades por aqui…

Posts relacionados:

Compartilhe esse post!