Resumo Completo do Livro – As 5 Linguagens do Amor 

E aí, tá vivo? 

Hoje eu começo o resumo do livro de com uma pergunta para você. Já imaginou ter uma relação amorosa perfeita, onde seu parceiro ou sua parceira te entende, te corresponde em todos os sentidos, e mais do que isso, te faz sentir amado(a) e você também sabe fazê-lo sentir-se amado(a)? 

Então, deixa eu te contar uma coisa, é possível sim viver isso, e o livro de hoje nos ajuda a conquistar um relacionamento feliz onde você pode se sentir amado de verdade e pode proporcionar isso para seu parceiro/parceira. Vem comigo que eu vou te explicar como o livro pode nos ajudar com isso. 

Nesse livro, Chapman explica que cada pessoa se sente amada e valorizada de formas diferentes. Portanto, devemos entender que para cada pessoa devemos demonstrar o amor de forma diferente. As cinco linguagens do amor são palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.  

De fato, a maioria dos problemas amorosos nos relacionamentos se deve ao fato de que as pessoas não sabem a linguagem do amor umas das outras. Dessa forma, é essencial descobrir a linguagem do amor do seu parceiro para buscar agradá-lo da forma que ele prefere. 

Quais são as 5 linguagens do amor?

Linguagem 1: Palavras de afirmação

Em primeiro lugar, as palavras de afirmação consistem em palavras e frases de incentivo e de elogio.  

Logo, as pessoas que têm essa linguagem do amor gostam de ouvir elogios e estímulos positivos de seus parceiros e das pessoas ao seu redor.  

Por exemplo: Falar “você está muito bonita hoje” em um encontro ou “vou fazer o máximo para te apoiar nesse projeto” são importantes para essas pessoas. 

Linguagem 2: Tempo de qualidade

Em segundo lugar, o tempo de qualidade consiste em passar tempo com a pessoa querida fazendo diversas atividades. Sendo assim, pessoas dessa linguagem do amor gostam de sair juntos, fazer atividades em grupo e coisas parecidas.  

Por exemplo: Chamar o seu parceiro para ir ao cinema ou para comer algo gostoso, ou até mesmo para começarem uma atividade física juntos. 

Linguagem 3: Presentes  

Existe também a linguagem dos presentes, que consiste em receber itens especiais de pessoas queridas. Entretanto, se engana quem acha que os presentes precisam ser caros, pode ser algo feito à mão, ou algo com valor sentimental.  

Por exemplo: Fazer uma carta de amor, dar um livro que a pessoa possa gostar ou até mesmo, se for o caso, comprar algo de uma marca cara. 

Linguagem 4: Atos de serviço  

De fato, os atos de serviço como fazer alguma coisa para outra pessoa, também considerados uma linguagem do amor.  

Logo, coisas como cozinhar para a pessoa, resolver algum problema pelo qual ela esteja passando e coisas parecidas ajudam muito.  

Por exemplo: Quando você ajuda a pessoa a fazer alguma tarefa de casa, ou quando leva café na cama, quando faz o prato favorito da pessoa. 

Linguagem 5: Toque físico  

Por fim, não podemos esquecer que o toque físico também é uma forma muito importante que as pessoas têm de demonstrar afeto. Dessa forma, essa linguagem do amor está relacionada com tudo aquilo que envolve o contato corporal.  

Por exemplo: Abraçar, fazer carinho na pessoa, dar beijos e até mesmo a relação sexual entram nessa forma de demonstrar. 

Todas essas linguagens não servem apenas para os relacionamentos amorosos, o mesmo vale para os filhos, pais, amigos, colegas de trabalho e qualquer tipo de relação humana que possamos ter. Tendo esse tipo de relação em que se considera como as pessoas gostam de se sentir valorizadas, podemos melhorar muito todos os relacionamentos em nossas vidas. 

As principais lições que aprendemos com o livro “As 5 Linguagens do Amor” 

1 – Cada pessoa se sente amada de uma forma: Portanto, precisamos entender qual é a linguagem do amor da pessoa para que consigamos dar o valor que merecem. 

2- As pessoas também amam o outro de forma diferente: Precisamos entender que, como cada um tem uma linguagem do amor, as pessoas também demonstram o seu afeto de formas diferentes. Então, devemos entender que determinadas ações que as pessoas fazem são para nos valorizar, o que faz nosso amor por elas aumentar. 

3- Casais precisam entender a linguagem do amor um do outro: De fato, Gary Chapman diz no livro que muitos dos problemas de relacionamentos vem do fato de que mostramos nosso amor de formas diferentes.  

Portanto, se o marido gosta de atos de serviço e a esposa gosta de palavras de afirmação, eles podem demonstrar o seu amor de formas diferentes. Isso faz com que nenhum dos dois se sinta desvalorizado. 

4- Algumas pessoas possuem duas linguagens principais: Não é uma regra que cada pessoa possua apenas 1 linguagem do amor principal. Algumas pessoas possuem duas linguagens que se identificam mais, isso facilita ainda mais a entrega de amor para elas. 

5- Apesar de tudo, todas as pessoas amam das 5 formas: Ainda que seja importante detectar a principal linguagem do amor de cada pessoa para agradá-la da melhor forma, cada pessoa consegue amar das cinco formas. Assim, todos nós possuímos essas cinco línguas, mas elas estão em níveis diferentes.  

Por exemplo, uma pessoa pode ter as cinco linguagens da forma ordenada de forma decrescente, como: presentes, tempo de qualidade, atos de serviço, palavras de afirmação e toque físico. 

6 – Valorize as pessoas do jeito que elas gostam: Agora que sabemos que cada pessoa se sente amada de formas diferentes, precisamos colocar em prática e amá-las da forma adequada. 

Use as linguagens do amor em todas as esferas da sua vida e veja a melhoria nas relações que terá em todas as áreas de sua vida. 

E agora que você desvendou quais são e como funcionam as 5 linguagens do amor, compartilhe esse resumo com aquelas pessoas que precisa melhorar as suas relações. Se quiser ficar ainda mais por dentro das linguagens do amor, confira o vídeo do resumo completo do livro no meu canal do Youtube @Anderson Xpot.

Receber novidades!

Fique por dentro das novidades por aqui…

Posts relacionados:

Compartilhe esse post!